Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Trabalhar aos domingos e feriados é considerado horas extras?

há 2 anos

Hoje em dia, é muito comum vermos diversos profissionais trabalharem aos domingos e feriados. Com isso, surgem várias dúvidas sobre essa prática, e uma delas se refere em considerar ou não trabalho aos domingos e feriados como horas extras.

Até a reforma trabalhista de 2020 as atividades autorizadas de forma permanente para o trabalho aos domingos e feriados se mantiveram quase as mesmas. Após a reforma, as categorias passaram de 72 para 91. Ou seja, de forma simplificada, pessoas que trabalhem em empresas legalmente autorizadas a funcionarem nestes dias, possuem ainda assim o direito a um repouso semanal remunerado, que deve ser compensado em qualquer outro dia da mesma semana. Ocorrendo a impossibilidade de usufruir da folga, então o trabalhador deve ser recompensado financeiramente com o pagamento do dia trabalhado em dobro.

A legislação determina também que as empresas que possuem expediente nestes dias organizem escalas de revezamento para que o funcionário não trabalhe continuamente nos dias de descanso.

Preparamos um artigo no nosso blog que traz mais sobre este assunto. Acesse pelo link abaixo, e qualquer dúvida é só falar com um de nossos especialistas.

https://linktr.ee/garciaegarciaadvogados

  • Sobre o autorTrabalhista, Cível, Previdenciário, Tributário, Seguros e Médico-Hospitalar.
  • Publicações121
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações483
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhar-aos-domingos-e-feriados-e-considerado-horas-extras/1413795389

Informações relacionadas

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 5 anos

Trabalho aos domingos

Tiago Santo, Advogado
Artigoshá 2 anos

Empresa pode convocar funcionários para trabalhar em domingos e feriados?

Lexly Brasil, Outro Trabalhador dos Serviços
Artigosano passado

Assédio Moral no Trabalho: Lei 14.457/22

Guilherme Nascimento Neto, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Reclamação Trabalhista - demissão sem justa causa, pedidos: verbas rescisórias c/c danos morais

Sergio Campos de Almeida, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Reclamação Trabalhista - Adicional de Periculosidade

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)