Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STF agenda julgamento para a atualização dos créditos trabalhistas

há 4 anos

O Superior Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 12 de agosto a data do julgamento referente ao tema índice de correção monetária a ser aplicado nas ações trabalhistas. Há algum tempo esse assunto vem sendo alvo de discussão e a polêmica se intensificou após a Reforma Trabalhista, que trouxe a alteração do § 7º do artigo 879 da CLT, prevendo que a atualização dos créditos trabalhistas seja procedida pela TR e não o IPCA-E, como vinha decidindo a Jurisprudência.

O entendimento é de que a TR não recompõe os valores com o passar dos anos, sendo prejudicial ao trabalhador. Em junho de 2020 o Ministro Gilmar Mendes determinou a suspensão de todos os processos da Justiça do Trabalho que envolvam a discussão sobre a correção monetária até que a matéria seja definida.

Em razão desta suspensão, os processos que estão no TST ficaram sobrestados, e por tal razão a decisão do STF é de suma importância e urgência. Nos resta aguardar esse importante julgamento e torcer que o STF decida pela inconstitucionalidade do uso da TR e a continuidade de que os créditos sejam corrigidos pelo IPCA-E.

A equipe do Garcia & Garcia Advogados Associados está preparada para esclarecer os pontos desse tema. Nossos contatos para atendimento: Whatsapp (51) 99271-4042, (51) 2101-5151 ou pelo e-mail relacionamento@garciaegarcia.com.br.

  • Sobre o autorTrabalhista, Cível, Previdenciário, Tributário, Seguros e Médico-Hospitalar.
  • Publicações121
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-agenda-julgamento-para-a-atualizacao-dos-creditos-trabalhistas/886565362

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)